O gris da Andréia Mariano

Este blog Projeto Gris começou pra contar o meu processo de assumir meus cabelos grisalhos porque eu não encontrava nada em português sobre mulheres jovens gris. Era o meu processo, mas ao longo do tempo muitas outras mulheres vieram aqui nos comentários contar suas histórias – e eu adorei!

Sempre falo: “Contem mais! Compartilha com todo mundo aqui!”

E a Andréia Mariano topou contar o processo dela! Valeu, Andreia! :D

Se você quiser contar o seu processo também é só me mandar um email: pralili@gmail.com .

O gris da Andreia Mariano

“Comecei a perceber os primeiros fios de cabelos brancos aos 15 anos, minhas amigas na escola olhavam e sempre queriam arrancar. Nessa época eu devia ter uns 5 fios brancos, com o tempo foi aumentando e não me importava muito, mas as pessoas sempre diziam “você está ficando velha” , “devia tingir o cabelo” ou “vai ficar com cara de velha”. Engraçado como as pessoas sempre associam cabelos brancos á velhice.

Aos 20 anos já tinha bastante e comecei a tingir. No começo até achava divertido, era interessante mudar a cor, algumas vezes pintava de castanho, em outras usava uns tons mais avermelhados, ficava trocando de cor, mas depois de algum tempo os fios começaram a ficar estragados por causa da tinta.

Crescia muito rápido e ás vezes em menos de 15 dias já precisava tingir de novo, tentei usar henna por um tempo por ser considerada uma tinta natural, mas desbotava muito fácil e além disso, pelo que li, contém mais chumbo do que as outras. Nessa época pensei em parar de tingir, mas desisti e comecei a usar tonalizante. O tonalizante não desbotava, mas como passei por cima da henna acabou estragando mais do que a tinta.Depois de algum tempo de tonalizante o cabelo já estava muito danificado. Fui a um cabeleireiro, ele disse que meu cabelo estava muito estragado e que precisava cuidar melhor, falei que pensava em parar de tingir fazia tempo, ele achou que era uma idéia péssima, afinal a cor era castanho escuro e o branco crescendo daria um contraste muito grande. Perguntei sobre técnicas para retirar a tinta, para que não desse esse contraste na hora de deixar crescer, mas ele não recomendou, disse que provavelmente estragaria muito mais e o resultado não seria bom. Ele sugeriu que eu fizesse luzes e mais pra frente ficasse totalmente loira, então ignorei essa idéia, afinal isso seria totalmente o oposto do que buscava, queria deixar natural, se fizesse luzes, ficaria ainda mais ressecado e precisando retocar sempre!!!  Saí de lá e decidi que não iria mais tingir, deixaria crescer e pronto. Queria ter meu cabelo natural!

O cabelo foi crescendo, algumas pessoas criticaram, outras apoiaram, muita gente dizia que eu ficaria com cara de velha. Mas não me importava se as outras pessoas iriam gostar ou não. O que importava de verdade era meu cabelo natural. Claro que ás vezes dava um pouco de insegurança, mas decidi que não daria ouvidos ao que falavam. Quando o cabelo cresceu, eu estava gostando bastante e algumas pessoas começaram a achar interessante também. Um dia me mostraram a Sarah Harris e a Isabel Marant com os cabelos brancos naturais e elas estavam lindas!!! Foi pra me incentivar mesmo, porque a essa altura muita gente já não queria mais que eu desistisse dos brancos. Acho que a gente tem que ser do jeito que quiser! Eu estava gostando e isso que importava.

Agora está mais comum deixar os cabelos naturais, tingir de branco, platinar, mas quando parei de tingir não era tão comum ainda (parei no final de 2013, com 28 anos).

Hoje gosto como está e o engraçado é que virou moda tingir o cabelo de branco, então as pessoas sempre me perguntam como consegui essa cor (quase nunca pensam que é natural rsrsrs). Algumas pessoas também perguntam se não vou tingir nunca mais… acho isso muito radical, se eu tiver vontade de tingir de novo eu vou tingir. Mas por enquanto gosto assim.

Bjsss
Andréia”

Vão ter jovens gris sim!

6 comentários sobre “O gris da Andréia Mariano

  1. Rodrigo madeira disse:

    Parabéns pelo blog!
    Acho lindo fios brancos, em homenagens traz um charme. e nas mulheres traz uma estética linda, e demostra personalidade firme. Que pena q tenho poucos fios rs

    Curtir

  2. Grazi disse:

    Adorei!!! Muito bom o testemunho dela, principalmente por ser bem nova ao parar de tingir, certamente um estímulo para as mulheres.
    E o cabelo está lindo, com uma cor linda! Parecem luzes.
    Estou há 10 meses sem pintar e amando.. não penso em voltar a pintar novamente. Os meus estão crescendo como luzes também, mas sou um tiquinho mais velha, 41 anos rrs.
    Parabéns!!!

    Curtir

  3. Engraçado indicarem a descoloração para um cabelo que estava danificado… eu to na luta pra assumir os brancos pq to cansada de pintar e na ansiedade de acelerar o processo descolorir taquei tinta fantasia que desbotou muito rápido e me fez me sentir estranha. ele ficou num tom quase branco mas ficou amarelado e fora que haviam mechas de várias tonalidades. Acho que pra mim o ideal é ir aos poucos com o auxílio da tesoura rs. Adorei o texto e o blog espero que me sirva de inspiração pra largar de vez as tinturas e ser feliz com meu cabelo ao natural!

    Curtir

    • Oi Fernanda!

      O processo é difícil mesmo, mas eu nunca vou aconselhar alguém a tirar tinta do cabelo jogando mais tinta no cabelo – isso só deixa o processo mais longo e cansativo. Tenha paciência que a tesoura é mesmo a melhor saída. Enquanto isso, abuse de lenços e enfeites para “tirar a atenção” da transição. Quando você notar, já passou! ;)

      Boa sorte e volte quando quiser!
      Bjo.

      Curtir

Deixe um comentário

